Como organizar o cabideiro do seu guarda-roupa

Organizar o guarda-roupa é sempre um dilema. Quase nunca sabemos por onde começar, por isso vamos deixando pra depois e, quando nos damos conta, a bagunça virou um problemão: perdemos muito tempo para escolher uma roupa ou encontrar aquela peça que queremos. O resultado é irritação, atrasos, entre outros efeitos colaterais oriundos da falta de organização.

A boa notícia é que, com algumas simples dicas, você consegue enfrentar esse monstro e facilitar o seu dia a dia, além de economizar tempo!

Organize os cabides

O ideal é que todos os cabides sejam iguais, da mesma cor e material. Cabides diferentes passam a sensação de bagunça, já a padronização facilita a visualização das peças, pois o foco da visão fica nas roupas.

Mas se não puder trocar todos de uma vez, separe os tipos de cabides diferentes: os de plástico dos de madeira, os coloridos dos pretos ou transparentes – e coloque todos os ganchos virados para dentro.

Cuidado com alguns tipos de cabide, como os de arame, que podem deformar as roupas. Uma sugestão são os cabides aveludados no modelo slim. Além de otimizar espaço no armário, o revestimento aveludado segura melhor o tecido, evitando que escorregue. Opte por modelos que tenham curvas suaves, como o da foto, que preservam o formato das roupas. 

Além de ser visualmente mais agradável, a organização dos cabides ajudará você na classificação e setorização do espaço do seu armário.

Classifique e setorize

Classificar e setorizar o guarda-roupa é muito importante para a organização das peças e otimização do espaço. Uma dica é usar o separador de cabides da Ideal Pack (foto), ótimo para identificar e setorizar os tipos de roupas no cabideiro. Os separadores têm espaço para colar etiquetas de identificação e facilitam na hora de guardar e escolher a roupa.

Segundo a personal organizer Luara Faria, a setorização é importante para identificarmos tudo o que possuímos, além de ajudar a não perder tempo procurando objetos. “É comum as pessoas não lembrarem o que têm, exatamente porque os itens foram guardados de forma aleatória”, explica. “Por exemplo, é comum uma pessoa descobrir que tinha seis pacotes de meia-fina preta guardados e achar que só tinha um ou nenhum. Organizar de forma setorizada ajuda a economizar tempo e dinheiro, pois assim não compramos coisas desnecessariamente”, completa.

Roupas mais pesadas x roupas mais leves

Ainda pensando na separação dos cabides, uma dica é colocar as roupas mais pesadas, como casacos, nos cabides de madeira, que são mais resistentes. Já nos de plástico, pendure as roupas mais leves, como camisetas e blusas.

Outra sugestão é separar as roupas de frio das roupas de calor, as curtas das longas, roupas de cima e roupas de baixo, tecidos leves de outros mais pesados, e ainda agrupar blusas e calças, blusas sem e com manga, etc.

Priorize as roupas que amassam
Na hora de pendurar, dê prioridade às roupas que amassam. Você pode liberar espaço no seu cabideiro se, por exemplo, dobrar calças jeans e outras peças de tecido que amassam manos e colocá-los em gavetas ou prateleiras.

Aproveite o mesmo cabide
Para ganhar espaço, você pode aproveitar o mesmo cabide para duas ou três peças de tecido leve ou agrupar looks, colocando peças que se complementam no mesmo cabide, como uma camisa e um coletinho, por exemplo.

Separe por cores

Esta é uma opção interessante e também facilita aproveitar o cabide com mais de uma peça. Você pode organizar partindo do tom mais claro para o mais escuro ou separar as roupas escuras das brancas e coloridas.

Faça a limpa!

Aproveite este momento para descartar aquelas peças que você não usa mais. As que estiverem em bom estado, mas você não usa porque não servem ou enjoou, devem ser separadas para doação. Já as que estiverem em mau estado devem ser descartadas.

Separe também aquelas que precisam de conserto ou ir para a lavanderia e tome uma atitude. Ficar protelando decisões não é bom para o fluxo de energia. Resolva as pendências e abra espaço para o novo!

ARTIGOS RECENTES

LISTA DE ARTIGOS

Um comentário em “Como organizar o cabideiro do seu guarda-roupa”

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *