Como organizar aquele cômodo em 4 passos

A correria do dia a dia nos prega algumas peças e quando nos damos conta… nossa casa está uma bagunça! A menos que você seja uma pessoa extremamente organizada (invejável!) ou viva um estado de minimalismo (não é má ideia), provavelmente deve ter algumas áreas na sua casa em estado crítico.

Sempre há algum cômodo, geralmente o mais escondido, que elegemos para deixar alguns pertences para arrumarmos “qualquer dia desses”. Acontece que dá aquele frio na barriga só de pensar em começar. Por outro lado, quando mais esse dia demorar, mais angustiados e com mais preguiça ficamos.

Que tal um empurrãozinho para se livrar dessa tarefa? Você vai ver que pode até ser divertido, principalmente se colocar sua seleção musical preferida para ajudar a dar aquele ânimo.

Separamos essas dicas que vão te ajudar a deixar seu lar mais organizado e aconchegante em poucos passos:

1. Uma coisa por vez

Entre em cada cômodo que precisa de arrumação, examine a situação e faça uma lista de tarefas. Comece com itens obrigatórios, como por exemplo, dobrar e arrumar aquela roupa que está no cesto há semanas. Uma dica para quem não tem muita habilidade em dobrar camisetas e blusas são os gabaritos para dobras, que vão deixar sua tarefa muito mais simples, além de deixar as roupas no mesmo padrão, facilitando na hora de guardar. Depois, adicione tarefas opcionais, como jogar fora velas velhas e empoeiradas e substituir por novas.

O Kit de Gabaritos auxilia no padrão das dobras das roupas

2. Pequenas tarefas, grandes resultados

Inclua na sua listagem tarefas pequenas, como organização de gavetas e pilhas de coisas. Às vezes passamos meses (e até anos!) juntando pequenas coisas em gavetas e armários que ficam esquecidas ocupando espaço e que, no fim das contas, não vão nos fazer falta. Deixe à mão somente aquilo que é de uso rotineiro. Separe aqueles objetos que realmente tenham algum significado de recordação e os reúna em uma caixa de lembranças. A sugestão são as caixas organizadoras Smart Box, disponíveis nos modelos Clean, Black ou Flower. Além de serem charmosas e versáteis, as caixas são feitas em Polipropileno, que é um material super-resistente e de fácil manutenção, têm fechamento por botões e podem ser empilhadas.

As caixas organizadoras são de material resistente e podem ser empilhadas

3. Respeite seu ritmo

Qual é o seu estilo de limpeza? Tem pessoas que parecem maratonistas. Quando decidem que vão fazer a faxina, reúnem todas as suas forças e fazem tudo o que precisa de uma só vez. Já outras se dão melhor programando uma pequena tarefa por dia. Elas podem fazer um cômodo a cada dia, ou terminar uma tarefa de 15 minutos em um dia e um trabalho de duas horas no outro. Não importa qual é o seu ritmo, o importante é você fazer e ver resultados, seja no ritmo de maratona ou por etapas.   

4. Livre-se!

Há uma diferença entre pessoas que, clinicamente falando, são acumuladores patológicos. O relacionamento deles com o seu ‘material’ é exatamente isso, um relacionamento, e por isso é necessário um interventor habilidoso para ajudar um verdadeiro acumulador a se dedicar aos seus objetos preciosos. A maioria de nós não é verdadeiramente acumuladora, mas sim pessoas que simplesmente têm muita coisa e não têm espaço suficiente para acomodá-las. 

Assim, em cada cômodo, dê uma olhada e decida o que é:

  1. Essencial para viver
  2. Essencial para te dar alegria
  3. Coisas para doar
  4. Coisas para jogar fora
  5. Coisas para decidir o destino final em 30 dias

À medida que você trabalha ao redor de cada área, você observa e toca em coisas que normalmente estão fora de seu alcance e visualização. Fora da vista, longe da mente. A sabedoria convencional diz que, se você não usou algo há mais de um ano, pode dar um fim nisso. Não é tão fácil para as pessoas, mas se você realmente está dividido sobre um item, coloque-o na lista da categoria 5 – decidir o destino final em 30 dias.

A regra básica é: livre-se daquilo que não precisa e guarde o que realmente considera de valor no seu lugar de direito. Uma vez que você se comprometa a tornar o seu espaço mais feliz e aconchegante, vai ver que o esforço valeu a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *